jornaldopescador@gmail.com | Cood: Pedro S. Santos (67)3425-1417 / (67)99672-9828
Não deixe isso acontecer com nossos Rios e Lagos
14/10/2011

Faz parte de nossa obrigação manter limpo os locais em que pescamos, assim como procurar orientar e recolher o lixo das outras pessoas.
 Para que nossa missão seja um pouco facilitada, seguem algumas dicas que podem usar e ensinar aos amigos e conhecidos.
 Procure levar materiais que produzam menos quantidade de lixo posssível. No caso de sanduíches, embrulhe-os em filme plástico, que depois de amassados formam uma pequena bolinha, muito fácil de se transportar de volta, até mesmo no bolso.
 Quando transportar bebidas em caixas térmicas, use as próprias caixas para depositar as latas e garrafas vazias. Caso não tenha caixa térmica, amasse as latas para reduzir o volume e coloque em pequenas sacolas plásticas mais fáceis de e práticas de carregar do que os convencionais sacos de lixo. Não se esqueça de que uma garrafa pet de dois litros equivale a 6 latas.
 Se estiver pescando embarcado, tudo fica mais fácil, pois basta acondicionar o lixo, sem precisar carrega-lo. Uma boa dica é usar aquelas sacolinhas de lixo que os postos de gasolina distribuem para colocar na alavanca do câmbio do carro. Elas se encaixam perfeitamente na manete do motor de popa ou do motor elétrico e ali pode-se depositar vários tipos de lixo.
 Cuidado com os papéis e plásticos soltos no barco que poderão voar quando o barco estiver em movimento.
 Levar cinzeiro na pecaria seria incômodo e não iria adiantar muito não é? Use um frasco de filme fotográfico com um pequeno chumaço de algodão molhado no fundo para evitar queimadura. Apague o cigarro no algodão molhado, empurre tudo para o fundo e feche o tubinho. Depois é só jogar o tubinho com todas as pontas de cigarro no lixo. Caso seu consumo seja maior que o tubinho aguenta carregar, use uma garrafa pet com um pouco de água no fundo. Jogue o cigarro lá dentro e tampe a garrafa .
 Caso ascenda fogo para preparar algum alimento , certifique-se de apaga-lo muito bem antes de ir embora. Cubra o local do fogo com areia .
 Algumas pessoas imaginam que restos de alimentos podem ser descartados nos rios, lagoas e represas sem problemas. Na verdade uma boa parte pode sim. Mas devemos nos lembrar que alimentos gordurosos podem manter uma camada de óleo significativa na superfície da água que pode trazer algum problema aos animais e plantas.
 Parece fácil, não é?
 Com certeza a natureza irá agradecer por estes pequenos cuidados.

voltar